O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas Científicas (SEER) é uma iniciativa de pesquisa e desenvolvimento do Public Knowledge Project da Universidadde de British Columbia, Canadá. Seu desenvolvimento é contínuo e acompanhado em parceria pelo Centro Canadense de Estudos em Editoração e a Biblioteca da Universidade Simon Fraser. Diversas instituições de ensino e pesquisa do mundo utilizam esta plataforma para a editoração eletrônica de suas revistas científicas. O Centro Universitário Ateneu, seguindo a tendências dos grandes centros de pesquisa, passa também a adotar o SEER como plataforma de suas revistas acadêmicas.

Revistas

  • Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444

    A revista Educação & Ensino, ISSN 2594-4444, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), foi criada no ano de 2017 e tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa e para o ensino com foco na formação de professores. Aborda a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que contribuem para a articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. A revista também se propõe veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes, em espaços escolares e não escolares.


    A revista Educação & Ensino tem regime de fechamento anual e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo. O periódico é avaliado pela Capes com Qualis B1 nas áreas de Educação e Interdisciplinar.

  • Razão Contábil e Finanças

    A Revista Razão Contábil e Finanças (ISSN: 2236-0700) sem fins lucrativos, editada pelo Centro Universitário Ateneu, tem como missão publicar pesquisas científicas que apresentem contribuições relevantes para o avanço do conhecimento em economia, finanças e contabilidade.


    Publica artigos originais, artigos de revisão e resenhas (português, espanhol e inglês) com periodicidade semestral e fluxo de submissão e de publicação contínuo.


    A revista Razão Contábil e Finanças é avaliada pelo Qualis CAPES como B3.

  • Revista Derivas Urbanas

    A revista DERIVAS URBANAS tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para atividade acadêmica, com foco na formação de pesquisadores e docentes de arquitetura e urbanismo. Estimular o senso crítico de seus colaboradores ao solicitar nos artigos submetidos, temáticas pertinentes as diversas espertises que são atribuídas ao profissional de arquitetura e urbanismo, seja ele um profissional prático ou um teórico conceitual. Abordar a arquitetura e o urbanismo sob uma ótica multifacetada e interdisciplinar, elencando e destacando questões através de seus artigos científicos que, de forma inconteste, ultrapassarão os limites das configurações físico-espaciais, das morfologias literais, dos estudos de volumetrias e de massas, dos partidos arquitetônicos e do

    desenho urbano e procurará também, através de um viés multidisciplinar, analisar os processos de produção do espaço urbano e suas dinâmicas sócio-espaciais, as escalas, as territorializações, as centralidades dos seus respectivos espaços com suas mais variadas edificações, enquanto objeto de estudos, possuindo como pano de fundo as cidades, onde se inserem o locus da pesquisa, agora convertidas em grandes laboratórios urbanos. A revista DERIVAS URBANAS possui periodicidade anual, com publicações em janeiro e submissão de artigos em dezembro do ano corrente, e

    recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo. Esperamos que esta se torne uma ferramenta efetiva, a mais, no processo de compreensão e apreensão desses espaços, ricos em possibilidades projectuais e de representatividades sociais como tão somente uma cidade pode ser!

     

    ...E vá alguém saber quanta coisa se fala numa cidade. Quantas vozes resvalam por esse intrincado labirinto de paredes e quartos e saguões, de banheiros, de pátios, de quintais e de praças. Vozes entre muros e plantas. Risos que duram um segundo e se apagam...

    (Trecho do poema “Poema Sujo – um fragmento: Velocidades” de Ferreira Gullar)

     

    Frederico Augusto N. M. Costa

    Editor Chef
  • Revista EAD em Debate: Uma Visão Integrada entre TIC, I.A. e Educação

    ISSN 2358-9620


    A "Revista EAD em Debate: Uma Visão Integrada entre TIC, I.A. e Educação" é uma publicação acadêmica inovadora do Centro Universitário Ateneu, dedicada a explorar as intersecções transformadoras entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Inteligência Artificial (IA) e a Educação. Esta revista visa ser um fórum de discussão, análise e divulgação de pesquisas de ponta, projetos inovadores e estudos aprofundados que demonstram como a tecnologia pode remodelar os paradigmas educacionais, desde a sala de aula virtual até métodos avançados de ensino e aprendizado.



    Com um forte compromisso com a qualidade acadêmica e a relevância prática, a revista procura contribuições que abordem, mas não se limitem a: aplicações de IA no desenvolvimento de ferramentas educacionais, o uso de ciência de dados para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, inovações em visão computacional para recursos educacionais, e estratégias eficazes de implementação de TIC no ensino à distância. Além disso, estamos interessados em discussões teóricas e críticas sobre as implicações éticas, sociais e culturais da integração da tecnologia na educação.


    A revista se destina a pesquisadores, acadêmicos, profissionais da educação e estudantes interessados em como a tecnologia está redefinindo o campo da educação, oferecendo insights valiosos e práticos para a implementação e avaliação de soluções tecnológicas no ensino e aprendizagem. "Revista EAD em Debate" busca não apenas acompanhar os avanços tecnológicos, mas também antecipar as futuras direções da educação digital, contribuindo para a construção de uma comunidade acadêmica mais informada, inclusiva e inovadora.


    Prof. Me. Sandro Mesquita - Editor Chefe

  • Revista Cearense de Psicologia

    A REVISTA CEARENSE DE PSICOLOGIA, vinculada à UniAteneu, tem como objetivo publicar artigos inéditos de caráter científicos voltados para a pesquisa, focando fomentar discussões e apresentar pesquisas aos mais diversos aspectos da psicologia na atualidade.


    A revista terá periodicidade semestral, com publicações em junho e dezembro, e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo.

  • Revista Interdisciplinaridade(s)

    A revista Interdisciplinaridade(s), vinculada ao Centro Universitário Ateneu, tem como objetivo publicar artigos inéditos, idôneos de caráter científicos voltados para a pesquisa, focando no debate atual da formação profissional e da discussão das políticas públicas. A revista Interdisciplinaridade(s) tem periodicidade semestral, com publicações em junho e dezembro, e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo.

  • Revista Perspectiva & Saúde ISSN 2594-4495

    A revista Perspectiva & Saúde, vinculada à Faculdade Ateneu, tem como objetivo publicar artigos inéditos, idôneos de caráter científicos voltados para a pesquisa, focando promoção, prevenção, recuperação dos danos e novas tecnologias em saúde. A revista Perspectiva & Saúde tem periodicidade semestral, com publicações em junho e dezembro, e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo.