Atributos do Conselho de Administração e Disclosure de Informações sobre Responsabilidade Social Corporativa: Uma evidência nas empresas dos setores de Consumo Cíclico e não Cíclico da B3.

  • Roseane Patrícia De Araújo Silva Universidade Estadual da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-8225-1764
  • José Tiago Marques de Moura Universidade Estadual da Paraíba
  • Mamadou Dieng
  • Ádria Tayllo Alves Oliveira Universidade Estadual da Paraíba
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa. Conselho de Administração. Disclosure.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar a ocorrência de influência das características do Conselho de Administração (CA) no disclosure de informações sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em seus âmbitos ambientais e sociais. Como amostra têm-se 36 empresas listadas na Brasil Bolsa Balcão – B3, pertencentes aos setores de Consumo Cíclico e não Cíclico, que divulgaram informações não financeiras em seus websites. Os atributos do CA avaliados foram: tamanho, independência, diversidade de gênero e atividade. Para coleta de dados acerca das informações sobre RSC fez-se uso da técnica de análise de conteúdo através de um protocolo adaptado das diretrizes Global Reporting Initiative - GRI G4. Metodologicamente, trata-se de uma investigação descritiva, transversal, quali-quantitativa. Os principais resultados evidenciam : (i) o nível de disclosure de informação sobre RSC dos setores de consumo cíclico e não cíclico foram, respectivamente: 0,55 (moderada divulgação) e 0,77 (alta divulgação); (ii) considerando os atributos do CA, o setor não cíclico apresenta o menor nível de diversidade de gênero, de acordo com índice de Blau; (iii) tamanho e independência são melhores representados no setor não cíclico e; (iv) as hipóteses levantadas nesta investigação, concernentes à existência de relação estatística significativa e positiva dos atributos do CA com o nível de disclosure de informações sobre RSC, foram refutadas.

Biografia do Autor

Roseane Patrícia De Araújo Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Doutora Associada do Departamento de Contabilidade da Universidade Estadual da Paraíba/Campus I/Campina Grande. 

Publicado
2022-10-11