O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A revista Educação & Ensino aceita para avaliação artigos científicos inéditos, que não estão sendo avaliados para outra revista, redigidos em português, espanhol e inglês, digitados em editor de texto Microsoft Word.

Recomendamos que o artigo submetido em espanhol ou em inglês seja revisado por um profissional, especialmente se essas não forem as respectivas primeiras línguas dos autores. Os artigos em espanhol e em inglês devem ser apresentar um resumo (em português) /palavras-chave em português.

O artigo deve ser organizado seguindo os critérios:

Título. Deve ser claro, descritivo e curto, redigido em português, em negrito e em caixa alta.

Autor(es). O artigo poderá ter, no máximo, cinco autores. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser registrado(s) por extenso, tendo abaixo de cada nome, uma nota de rodapé explicativa contendo um breve resumo com a formação/titulação, a identificação da procedência institucional e um e-mail para contato.

Resumo e Abstract. Devem estar na primeira página, abaixo das informações sobre o autor. O texto do resumo deve ter de 100 a 250 palavras, com espaçamento simples. Fonte Times New Roman, corpo 12. O resumo deve apresentar uma perspectiva concisa do tema, o(s) objetivo(s), a metodologia e conclusões. Palavras-chave e Keywords. De três a seis palavras, separadas entre si por ponto. Logo acima do absctract, apresentar a tradução em inglês, em caixa alta, negrito. O resumo deve do tipo informativo e seguir o preconizado pela NBR 6028. Evitar citação de Referências no resumo.


Texto. Sugere-se que a redação dos elementos textuais siga o preconizado na NBR 6022. O artigo deve conter no mínimo 5.000 e no máximo 10.000 palavras, ser redigido em tamanho A4 na fonte Times New Roman, corpo 12, com 1,5 de espaçamento, margens superior e esquerda de 3 cm, e margens inferior e direita de 2 cm, numeração consecutiva de páginas, incluindo referências. Para artigos com número diferente de palavras, entrar em contato com os editores.

Referências. Devem vir ao final do artigo e em ordem alfabética por autor. O prenome do autor deve vir de forma abreviada. Os títulos (livros, capítulos de livro, nomes de periódicos etc.) devem estar em negrito. Além disso, as referências devem ser elaboradas de acordo com a NBR 6023. Exemplo: TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Citações. Devem seguir o previsto pela NBR 10520, e utilizar o sistema autor-data. Exemplo: (Silva, 2000). Nas citações diretas, deve-se acrescentar o número da página, e nas citações diretas com mais de três linhas, deve-se inserir o recuo à esquerda de quatro centímetros, com letra tamanho 11, espaçamento simples.

Notas de rodapé. Devem ser explicativas e utilizadas somente quando estritamente necessárias. Devem vir ao final de cada página e com letra tamanho 10, espaçamento simples.

Gráficos, tabelas e imagens. Devem apresentar alta qualidade de definição e serem inseridos no corpo do texto, centralizados e numerados (Exemplo: Figura 1; Tabela 1), bem como devem ser legendados com um título e referências das fontes de onde foram retirados. A legenda deve ter letra tamanho 10, espaçamento simples. Ao enviar o artigo para a revista Educação & Ensino os autores cedem gratuitamente todos os direitos de publicação do texto, incluindo imagens e dados, bem como autorizam a divulgação do artigo enviado e se responsabilizam por quaisquer contestações legais referentes à autoria. No caso de utilização de imagens (fotografias, figuras etc.) a responsabilidade pelos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores, e não da Revista Educação & Ensino.

Avaliação. Os artigos devem conter introduçãometodologiadesenvolvimento (incluindo resultados e discussão da pesquisa), conclusão e referências. Além disso, os critérios de avaliação seguem as normas aqui expostas.  O tempo estimado para avaliar e publicar os artigos submetidos é de aproximadamente noventa dias. Os artigos publicados registrarão as datas de recebimento e de aprovação. Os editores da revista Educação & Ensino garantirão a Avaliação Cega por Pares, acompanhando o processo de submissão via plataforma OJS (Open Journal Systems) e, se for o caso, providenciando a desidentificação dos autores dos artigos para fins de envio para avaliação pelo Conselho Editorial Científico.

Aspectos éticos. A revista não se responsabiliza pelos conceitos, ideias e opiniões emitidas pelos autores. Em pesquisas que envolvam seres humanos, os autores se comprometem ainda a cumprir o que preconiza a Resolução 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que trata dos aspectos éticos em pesquisas. A correção gramatical é de responsabilidade dos autores.

Direitos autorais. Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais dos artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.

Além dos aspectos acima elencados, destacamos que serão priorizados artigos de autoria de pesquisadores com pós-graduação stricto sensu, bem como aqueles que citem trabalhos já publicados anteriormente na revista. Não serão publicados artigos do mesmo autor em dois volumes consecutivos da revista.

DÚVIDAS SOBRE SUBMISSÃO DE TRABALHOS: entrar em contato com o editor-chefe por meio do e-mail <educacao.ensino@uniateneu.edu.br>

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.