PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E SEUS DESAFIOS

VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ACARAÚ-CE, BRASIL

  • Francisca Jorzana da Silva Marques
  • Júlio César Sousa Prado
  • Raquel Oliveira dos Santos Fontenelle
Palavras-chave: Dificuldade. Educação. Ensino Médio. Interdisciplinaridade.

Resumo

A fragmentação do conhecimento ainda é uma prática presente no cotidiano das salas de aulas e para resolver essa problemática surge a interdisciplinaridade com a proposta de construir um conhecimento globalizado, rompendo com os limites da disciplinaridade. Através do presente trabalho, objetivou-se investigar e avaliar quais os desafios vivenciados pelos professores da rede pública de ensino médio do município de Santana do Acaraú – CE em relação a interdisciplinaridade. Participaram da pesquisa vinte professores, de três escolas que lecionam as disciplinas de biologia, português, matemática, história, geografia, inglês, educação física, sociologia e filosofia. Através da aplicação de um questionário onde foram abordados os seguintes questionamentos: O que os professores entendiam por interdisciplinaridade, quais experiências os professores já tinham passado em aplicar projetos interdisciplinares e quais dificuldades em elaborar e aplicar projetos interdisciplinares. Observa-se que ainda são diversas as problemáticas relacionadas ao assunto, desde a dificuldade de os professores relacionarem conteúdos com a interdisciplinaridade até a falta de apoio do corpo gestor das escolas estudadas.

Biografia do Autor

Francisca Jorzana da Silva Marques

Bióloga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Júlio César Sousa Prado

Discente do Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Ceará.

Raquel Oliveira dos Santos Fontenelle

Professora Dra. da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Publicado
2023-03-07