PROFESSORES HOMOSSEXUAIS

TRAJETÓRIA E INSERÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

  • Wanderson Lima Freitas
  • Fernanda Sleiman Rodrigues
Palavras-chave: Homossexuais. Docência. Escolar.

Resumo

A pesquisa realizada teve como objetivo investigar as dificuldades da inserção e trajetória de homossexuais na docência. Como método, utilizou-se a pesquisa exploratória, qualitativa e de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, de forma remota, com professores que atuam ou atuaram nas séries iniciais do ensino fundamental. Conclui-se que a escola, apesar de ser um espaço onde deve-se trabalhar as diferenças, acaba por também reproduzir os preconceitos que estão enraizados em nossa sociedade. São inúmeras as dificuldades da atuação do professor homossexual na escola, desde a hostilidade, a ameaça e acusações de pedofilia, o que confere a esses profissionais um tratamento desigual no espaço escolar.

Biografia do Autor

Wanderson Lima Freitas

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Ateneu.

Fernanda Sleiman Rodrigues

Pedagoga. Doutora em História.

Publicado
2023-03-20