FORMAÇÃO DO PROFESSOR GENERALISTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Janne Márcia Silva Rocha
Palavras-chave: Professor Generalista. Matemática. Prática Pedagógica. Formação.

Resumo

Considerando as dificuldades e fragilidades encontradas no trabalho desenvolvido pelo professor generalista no desenvolvimento das habilidades básicas no ensino da Matemática nos anos iniciais, salienta-se a necessidade da busca de uma formação continuada para um ensino proficiente de Matemática, a partir do estudo de algumas relações existentes entre a formação docente e a formação continuada. A pesquisa visa analisar a formação do professor generalista para o ensino da matemática. Assim como a metodologia mutilizada é de cunho bibliográfica. A principal contribuição da formação continuada é a unidade entre os professores onde um pode aprender com o outro. Assim, a formação contínua carece  de um clima de comunicação e de cooperação entre os professores. Por conseguinte  virá a mudança de crenças e atitudes de forma expressiva quando perceberem que o novo programa ou prática que estão sendo oferecidos refletirão na aprendizagem de seus alunos.

Biografia do Autor

Janne Márcia Silva Rocha

Graduada em Ciências com licenciatura plena em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Adventista de Hortolândia, mestre em Ciência da Educação formada pela UNIDA, Paraguai. Possui mais de vinte anos de experiência na educação básica. Atuou como professora formadora em grupo de estudos de formação continuada a professores da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Atualmente, atua como professora de Matemática nos anos finais e ensino médio na Secretaria de Educação do Estado do Paraná e Pedagoga nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Ivatuba, Paraná.

Publicado
2023-03-09