EMPRESARIADO INDUSTRIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA BAIXADA FLUMINENSE

  • Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte Professor-Pesquisador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Farias e do Mestrado em Educação da Faculdade de Inhumas. Pós-Doutor em Comunicação e Doutor em Educação pela Universidade do Rio de Janeiro.
  • Rosane Cristina de Oliveira Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio
Palavras-chave: Empresariado Industrial, Empregabilidade, Baixada Fluminense

Resumo

A proposta deste artigo é discutir a relação entre o empresariado industrial, representado aqui pela FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - e as questões que envolvem sua atuação na formação educacional profissional na Baixada Fluminense, em especial no município de Duque de Caxias. A ênfase desse artigo está pautada em três aspectos: as bases da preocupação do empresariado industrial em relação à educação no que diz respeito à competitividade, à tecnologia e à sociedade do conhecimento; a questão da empregabilidade e a formação profissional; e a geração de emprego, especialmente àqueles destinados à própria indústria.

Publicado
2023-03-20