EDUCANDO COM O PROJETO HORTA ESCOLAR

O CAMINHO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR DE QUALIDADE

  • Maria de Fátima Bernardes dos Reis Silva
Palavras-chave: Horta Escolar. Educação Alimentar. Construir Saberes.

Resumo

É evidente a importância da escola no processo de formação, tanto social quanto ambiental, dos seus alunos. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser assimilados desde cedo pelas crianças e devem fazer parte do seu dia-a-dia quando passam a conviver no ambiente escolar.Para isso, é importante terem o exemplo daqueles que exercem grande influência sobre eles: seus professores. É comum vermos professores que falam sobre o problema do desperdício de água nas aulas de Ciências e exibem comportamentos totalmente contrários quando saem das salas, desperdiçando água ainda na escola e até mesmo em casa, com torneiras e mangueiras que permanecem abertas enquanto a água corre pela rua, ao lavarem seus carros ou a frente de suas casas.O objetivo dessa pesquisa é apresentar o caminho da educação alimentar de qualidade através do projeto horta escolar. A metodologia utilizada é bibliográfica. Vê-se como resultado que por causa de nossa cultura, muitos veem a preocupação com o meio ambiente como um assunto secundário, sem importância, coisa de quem não tem o que fazer, como diziam no passado, ao se referirem a ambientalistas. Essa cultura deve ser mudada na escola, através da Educação Ambiental, mostrando às crianças e jovens que conservar o meio ambiente não é um luxo, mas uma necessidade urgente se quisermos continuar a viver neste planeta.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Bernardes dos Reis Silva

Graduada em Biologia pela Universidade de Brasília e Letras: Português/Inglês pela Universidade do Goiás, especialização em Educação Especial pela Faculdade Atlântico. Professora do Centro de Ensino Estadual Santo Antônio do Descoberto.

Publicado
2023-03-15