FORMAÇÃO DE PROFESSORES

COMPREENSÃO SOBRE DISLEXIA E A REALIDADE EM ESCOLAS DE FORTALEZA

  • Aline da Silva Rodrigues Cabrera
  • Andriely Lima da Silva
  • Antônio Renê Amorim Moreira
  • Lys Ferreira Epifânio
Palavras-chave: Formação de professores. Alfabetização. Letramento. Dislexia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a compreensão sobre dislexia por parte dos formandos do curso de Pedagogia de uma universidade particular. Escolheu-se trabalhar com a pesquisa exploratória em conjunto com a pesquisa explicativa com a finalidade de uma maior aproximação da realidade vivenciada. Ainda quanto à metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica a fim de aproximar-se da temática estudada, baseando-se em autores renomados da literatura. Ao longo da pesquisa, constatou-se a existência de lacunas na formação dos discentes de Pedagogia frente ao aumento da demanda no ensino regular de alunos com transtorno de aprendizagem, em específico a dislexia. Conclui-se, dentre outras coisas, que, a fim de enriquecer a formação do pedagogo, é primordial o fomento de espaços de debates, palestras e oficinas referentes aos transtornos de aprendizagem que forneçam subsídios para uma prática pedagógica mais efetiva. Foi observada também a necessidade de proporcionar vivencias através de um estágio supervisionado em células do AEE ou em locais que tenham essa especialidade.

Biografia do Autor

Aline da Silva Rodrigues Cabrera

Graduada do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UniAteneu.

Andriely Lima da Silva

Graduada do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UniAteneu.

Antônio Renê Amorim Moreira

Graduado do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UniAteneu.

Lys Ferreira Epifânio

Graduada do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UniAteneu.

Publicado
2023-03-20