PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Antonia Magna Martins Sousa
  • Maria de Lourdes da Silva Neta
  • Antonio Germano Magalhães Junior
Palavras-chave: Formação Continuada, Matemática, Residência Pedagógica

Resumo

A formação continuada é essencial para o desenvolvimento profissional do professor na qual há possibilidade de oportunizar momentos de reflexão e investigação para a prática docente. Assim objetivamos investigar a formação continuada de professores de Matemática no Programa Residência Pedagógica (PRP). Tivemos como embasamento teórico os estudos de Alarcão (2005), Brito (2005), Perrenoud, (1993), Lopes (2014), dentre outros. Com relação a metodologia adotamos a abordagem qualitativa a qual recorreu as técnicas de dados Bibliográficos, documentais e de campo analisando a formação continuada dos professores que realizaram as atividades no Programa Residência Pedagógica. Os sujeitos da pesquisa foram três professores de Matemática sendo o lócus investigativo o PRP. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram a relevância do PRP para os preceptores já que possibilitou reflexão, análises e investigação da sua própria atuação na prática docente, podendo perceber as dificuldades e potencialidades mediante o programa e assim vinculando os aspectos teórico-prático. Portanto, o PRP na formação continuada de professores de Matemática se apresenta como um processo promissor capaz de gerar mudanças, tanto para o desenvolvimento profissional quanto para o ensino-aprendizagem do docente, bem como refletir criticamente sobre suas práticas pedagógicas.

Publicado
2019-11-05