A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PEDAGOGO: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA AÇÃO DOCENTE

  • Mariana da Silva
  • Maria dos Remédios de Sousa
  • Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos
  • Maria Socorro Lucena Lima
Palavras-chave: Formação Continuada, Pedagogo, Práxis

Resumo

A formação continuada contribui significativamente para o exercício da prática em sala de aula. O presente estudo tem como pergunta central qual a relevância da formação continuada na ação docente do pedagogo? Tem como objetivo investigar como ocorre a formação continuada dos pedagogos que atuam no ensino fundamental e qual a relevância dos saberes profissionalizantes para a práxis docente, assim como pontuar as políticas educacionais voltadas para a formação de professores do ensino fundamental, e identificar se os profissionais envolvidos no ambiente escolar compreendem a necessidade de uma formação qualificada e continuada para exercer sua prática em sala de aula e se os mesmos percebem a importância da relação teórica e prática na sua formação quanto professores. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma escola pública, situada no bairro de Messejana, os sujeitos da pesquisa foram três professores que atuam no ensino fundamental I. O instrumento de coleta de dados foi entrevistas semiestruturadas. Evidenciou-se, através das entrevistas, a necessidade de qualificação profissional para o exercício do magistério, bem como suas considerações no que diz respeito as relações entre teoria e prática (práxis pedagógica). A pesquisa apontou a identificação no contexto histórico as políticas que norteiam a formação e prática docente, assim como a importância dos saberes profissionalizantes nas ações educativas.

Publicado
2019-11-05