A (IN)DISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Resumo
O presente artigo aborda a questão da (in)disciplina no contexto escolar atual, seus desafios e perspectivas. O objetivo é ampliar a compreensão acerca da indisciplina, identificando e refletindo sobre os tipos de comportamento frequentes, estratégias utilizadas na escola e papel da família. Como metodologia, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica, esta para entender sobre o conceito de indisciplina na educação, relacionando o comportamento ao período histórico e sociedade da época. O lócus foi uma Escola Municipal do bairro Jangurussu, em Fortaleza. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados uma entrevista semiestruturada e um questionário, aplicados às professoras e ao diretor da escola. As reflexões a respeito do tema levaram à conclusão de que o relacionamento professor-aluno, a metodologia aplicada, o regimento escolar e a família são segmentos de grande relevância que necessitam de uma atenção por parte dos seus condutores, para que possam desenvolver junto à criança um trabalho comportamental eficiente para qualquer ambiente, em especial para a sala de aula.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.