A (IN)DISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

  • Ana Paula Feixeira Vergamota de Sá
  • Andréa Barbosa de Lima
  • Maria Jorgiane Gomes
  • Lucíola Lima Caminha Pequeno
Palavras-chave: Indisciplina, Família, Escola, Sociedade, Educação

Resumo

O presente artigo aborda a questão da (in)disciplina no contexto escolar atual, seus desafios e perspectivas. O objetivo é ampliar a compreensão acerca da indisciplina, identificando e refletindo sobre os tipos de comportamento frequentes, estratégias utilizadas na escola e papel da família. Como metodologia, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica, esta para entender sobre o conceito de indisciplina na educação, relacionando o comportamento ao período histórico e sociedade da época. O lócus foi uma Escola Municipal do bairro Jangurussu, em Fortaleza. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados uma entrevista semiestruturada e um questionário, aplicados às professoras e ao diretor da escola. As reflexões a respeito do tema levaram à conclusão de que o relacionamento professor-aluno, a metodologia aplicada, o regimento escolar e a família são segmentos de grande relevância que necessitam de uma atenção por parte dos seus condutores, para que possam desenvolver junto à criança um trabalho comportamental eficiente para qualquer ambiente, em especial para a sala de aula.

Publicado
2020-06-15