A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO

  • Ana Katiany Silva dos Santos
  • Lucianna Magalhães Pinheiro Gomes
  • Maria Geani Ramos Pereira
  • Bárbara Pimenta de Oliveira
Palavras-chave: Ensino Fundamental, Jogos, Letramento matemático, Matemática

Resumo

Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre os jogos como ferramenta para o letramento matemático de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa justifica-se pela importância do professor em auxiliar seus alunos, utilizando-se de métodos que sejam significativos na construção do conhecimento matemático. A pesquisa tem como objetivos conhecer a importância dos jogos para o ensino de Matemática e identificar a utilização de jogos
na perspectiva do letramento matemático. Para este trabalho, foram realizadas pesquisas exploratórias e bibliográficas com embasamento em autores que conceituam Matemática, jogos e letramento matemático. A coleta de dados ocorreu por intermédio de questionário virtual, com uso do Google Forms. Foram feitas questões abertas e fechadas aplicadas a cinco professoras que ensinam Matemática do 1º ao 5º ano. Constatou-se que as professoras utilizam os jogos e reconhecem a importância deles nas aulas de Matemática, apesar desse recurso aparecer depois do livro didático. Acredita-se que os jogos, ao serem utilizados nas aulas de Matemática, desenvolvem o raciocínio lógico, auxiliam na resolução de problemas e na construção do conhecimento dos alunos, além de proporcionar melhor apropriação do letramento matemático.

Publicado
2021-06-08