OS DESAFIOS DO PROFESSOR PARA AS PRÁTICAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Larissa Saraiva dos Santos
  • Bruna Germana Nunes Mota
Palavras-chave: Desafio docente, Práticas inclusivas, Síndrome de Down

Resumo

O artigo trata sobre o tema, os desafios do professor para as práticas inclusivas de alunos com Síndrome de Down (SD) nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa pretende investigar os desafios do professor para as práticas inclusivas e uma das motivações para a investigação surgiu da minha experiência como professora itinerante de alunos com SD. O problema de pesquisa propõe entender quais os principais desafios encontrados pelos professores na Educação Inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral é conhecer os desafios do professor para as práticas inclusivas no ensino regular. Em decorrência, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: investigar as práticas de inclusão para os alunos com síndrome de Down e identificar se os professores estão tendo cursos de formação continuada, na área de inclusão. Quanto à metodologia, esta investigação caracteriza-se como um estudo de caso, bibliográfica, exploratória e descritiva. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, por compreender fenômenos comportamentais coletados através de dados discursivos. Foi utilizada como ferramenta de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados foram os esperados e conseguimos alcançar os objetivos gerais e específicos que norteavam a investigação. Diante todas as análises e a fala das professoras, podemos perceber o quanto ainda precisamos evoluir quando o assunto é inclusão e o quanto ainda se faz necessário refletirmos sobre essa temática.

Publicado
2021-06-08