DESAFIOS NO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE EDUCANDOS DO CAMPO FRENTE À COVID-19

  • Francisca Jorzana da Silva Marques
  • Júlio César Sousa Prado
Palavras-chave: Ensino remoto, Educação do Campo, COVID-19, Pandemia

Resumo

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19) afetou todos os sistemas educacionais do mundo, já para o ensino das escolas do campo as consequências foram maiores. Dessa forma, este trabalho objetivou analisar os desafios enfrentados por alunos do ensino médio de uma escola localizada em uma zona rural do município de Santana do Acaraú-CE. O trabalho teve uma abordagem qualitativa com a quantificação do julgamento dos participantes, além da exploração das opiniões dos participantes. Para o levantamento dos dados foram aplicados 55 questionários aos alunos de forma remota. Os resultados obtidos mostram que os alunos do campo apresentam uma grande dificuldade nas aulas remotas, principalmente no que se refere a adaptação das aulas neste estilo, onde os alunos apontam dificuldades relacionadas a explicação e compreensão do conteúdo ministrado e pela falta de interação com os colegas e professores. Assim, a adoção de novas metodologias de ensino remoto deve ser avaliada a fim de melhorar a compreensão dos alunos.

Publicado
2022-02-17