OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO REMOTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ, CEARÁ
Resumo
O presente estudo se apresenta com o intuito de refletir sobre os desafios da avaliação da aprendizagem dentro da modalidade do ensino remoto, dando ênfase a rede de ensino público municipal, do município de Quixadá, Ceará. Uma pesquisa teórica, bibliográfica e quantitativa realizada por meio de questionário no google forms junto a um grupo de professores da rede. A
análise dos dados da pesquisa apresenta a existência de uma lacuna no processo de avaliação no ensino remoto, sugerindo a necessidade de práticas avaliativas que possam dialogar melhor com o avaliado. Na fundamentação desse estudo autores como Luckesi (2011), Alves (2020), Hadji (2001) dentre outros colaboradores orientaram as reflexões sobre a importância de usar instrumentos de avaliação adequados, da aplicação da avaliação formativa e dos desafios de acesso as tecnologias por parte das famílias dentre outras situações importantes.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.