OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO REMOTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ, CEARÁ

  • Márcia Maria Nogueira Lima
  • Maria Neilza Lima Vieira Pinheiro
  • Silvia Leticia Martins de Abreu
Palavras-chave: Aprendizagem, Avaliação Formativa, Ensino Remoto

Resumo

O presente estudo se apresenta com o intuito de refletir sobre os desafios da avaliação da aprendizagem dentro da modalidade do ensino remoto, dando ênfase a rede de ensino público municipal, do município de Quixadá, Ceará. Uma pesquisa teórica, bibliográfica e quantitativa realizada por meio de questionário no google forms junto a um grupo de professores da rede. A
análise dos dados da pesquisa apresenta a existência de uma lacuna no processo de avaliação no ensino remoto, sugerindo a necessidade de práticas avaliativas que possam dialogar melhor com o avaliado. Na fundamentação desse estudo autores como Luckesi (2011), Alves (2020), Hadji (2001) dentre outros colaboradores orientaram as reflexões sobre a importância de usar instrumentos de avaliação adequados, da aplicação da avaliação formativa e dos desafios de acesso as tecnologias por parte das famílias dentre outras situações importantes.

Publicado
2022-02-17