GESTÃO ESTRATÉGICA ESCOLAR – OS IMPACTOS DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE ESCOLAR
Resumo
Atualmente, verifica-se o surgimento de um novo cenário organizacional, o qual passa por profundas transformações relacionadas ao tipo de gestão, cuja competitividade é o diferencial que impulsiona a instituições em busca de um novo modelo de gestão. Atualmente as escolas estão sendo trabalhadas como organizações, procurando formas de promover a sua sustentabilidade através de ações que antigamente eram desenvolvidas por empresas. Hoje através do RH e ações como planejamento estratégico, gestão por competência e plano de remuneração variável, busca o equilíbrio e um diferencial competitivo. Uma verdadeira mudança de paradigmas, na qual se obtém uma maior estruturação financeira de marketing, endomarketing e todas as ferramentas próprias de um plano de ação. Essa pesquisa teve como objetivo geral avaliar a importância da moderna gestão de pessoas sendo o RH um diferencial ativo na gestão estratégica tendo como foco a sustentabilidade e melhoria constante da Escola SESI em Fortaleza - Ceará. O Núcleo estudado está situado a Avenida Francisco Sá nº 623 - Barra do Ceará, Fortaleza - CE, com um contingente de 280 colaboradores distribuídos nos quatro eixos (Educação, Saúde, Lazer e Responsabilidade Social). O tipo de investigação trata-se de descritiva e estudo de caso com nível qualitativo e quantitativo. A pesquisa é de desenho não experimental, tipo descritivo e estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa. O referencial teórico baseou-se em autores como: Freire (1985), Tanner (Dept. de filosofia) (2004), Drucker (1984), Luckesi (1994), como interno bem como documentos a partir do Observatório e o SESI/CE, de orientação, bem como etnográfica. O universo da pesquisa envolveu os 280 desenvolvedores do núcleo e uma população de 153, dos quais foram selecionadas uma amostra de 60% compondo 90 pessoas entre gestores, professores, coordenadores e funcionários. E para tornar-se mais significativa, foi realizada com o total de gestores. Os instrumentos utilizados foram: questionários aplicados em cada segmento, roteiro de entrevista e roteiro da visita in loco. Com isso, obteve-se como resultado um contingente significativo e envolvido de participantes da pesquisa; assim como verificou-se o conhecimento dos participantes sobre o planejamento estratégico desenvolvido, o qual chegou-se a 63(70%) pessoas conhecedoras e 27 (30%) que não conhecem o planejamento estratégico da instituição, tendo assim uma margem expressiva da pesquisa. Verificou-se que muitos participantes desenvolviam os processos sem conhecer a nomenclatura do documento. Com isso, chega-se à conclusão que, dentre outras, a moderna gestão estratégica de pessoas, através de um RH atuante com propostas e ações definidas presente na realidade da Escola SESI, proporciona sustentabilidade e diferencial competitivo a escola como aos demais eixos. Verificou-se que existe uma progressão de carreira e esta é definida através dos resultados e participação no desenvolvimento do planejamento estratégico. Enfim, a gestão estratégica desenvolvida com base no planejamento estratégico, gestão por competências e demais ações administrativas viabilizam o crescimento sustentável seja em qual for o ramo de atividade da organização, podendo, assim, todos os colaboradores atuarem como agentes transformadores e desenvolvedores de processos, possibilitando o crescimento organizacional com foco na sustentabilidade empresarial.