ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A PARTIR DE UMA GESTÃO ESCOLAR SUSTENTÁVEL
Resumo
Atualmente, verifica-se o surgimento de um novo cenário organizacional, o qual passa por profundas transformações relacionadas ao tipo de gestão, cuja competitividade é o diferencial que impulsiona a escola em busca de um novo modelo de gestão. As escolas procuram formas de promover a sustentabilidade em seu meio, proporcionando, assim, através do planejamento estratégico, próprio das grandes organizações empresariais, uma mudança de paradigmas, na qual se obtém uma maior estruturação financeira de marketing, endomarketing e todas as ferramentas próprias de um plano de ação. Essa pesquisa teve como objetivo geral avaliar os impactos do planejamento estratégico da Escola SESI-CE (Serviço Social da Indústria no Estado do Ceará) no seu desenvolvimento a partir da gestão escolar sustentável. O Núcleo estudado está situado a Avenida Francisco Sá nº 623 - Barra do Ceará, Fortaleza - CE, com um contingente de 280 colaboradores distribuídos nos quatro eixos (Educação, Saúde, Lazer e Responsabilidade Social). O tipo de investigação trata-se de descritiva e estudo de caso com nível qualitativo e quantitativo. A pesquisa é de desenho não experimental, tipo descritivo e estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa. O universo da pesquisa envolveu os 280 desenvolvedores do núcleo e uma população de 153, dos quais foram selecionadas uma amostra de 60% compondo 90 pessoas entre gestores, professores, coordenadores e funcionários. E para tornar-se mais significativa, foi realizada com o total de gestores. Os instrumentos utilizados foram: questionários aplicados em cada segmento, roteiro de entrevista e roteiro da visita in loco. Com isso, obteve-se como resultado um contingente significativo e envolvido de participantes da pesquisa; assim como verificou-se o conhecimento dos participantes sobre o planejamento estratégico desenvolvido, o qual chegou-se a 63 (70%) pessoas conhecedoras e 27 (30%) que não conhecem o planejamento estratégico da instituição, tendo assim uma margem expressiva da pesquisa. Verificou-se que muitos participantes desenvolviam os processos sem conhecer a nomenclatura do documento. Com isso, chega-se à conclusão que, dentre outras, a moderna gestão estratégica de pessoas, presente na realidade da Escola SESI, proporciona sustentabilidade a escola assim como aos demais eixos, assim como os resultados determinados em metas provoca uma sensação de competividade entre os grupos, motivando-os e impulsionando-os a atingirem grandes resultados. Verificou-se que existe uma progressão de carreira e esta é definida através dos resultados e participação no desenvolvimento do planejamento estratégico. Enfim, a gestão estratégica desenvolvida com base no planejamento estratégico, proporciona o crescimento sustentável seja em qual for o ramo de atividade da organização, podendo, assim, todos os colaboradores atuarem como agentes transformadores e desenvolvedores de processos, possibilitando o crescimento organizacional com foco na sustentabilidade empresarial.