A GESTÃO ESTRATÉGICA ESCOLAR TENDO COMO FERRAMENTA O SGQ – SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Resumo
A qualidade no desenvolvimento dos processos é evidenciada nas grandes organizações como primordial na sustentabilidade organizacional, pois afetam profundamente as transformações que ocorrem, dentro das empresas, na busca da adequação ao mercado moderno. As mudanças têm levado as organizações a analisar e desenvolver fatores determinantes na busca por uma vantagem competitiva sustentável em seus mercados de atuação, e a qualidade no atendimento e processos esta evidenciada como fator primordial para a satisfação dos clientes. Nas escolas, esta necessidade está cada vez mais evidenciada, pois, assim como as demais organizações, trata-se de uma instituição que trabalha com ensino e aprendizado. Nesse novo contexto, a dinâmica setorial sustenta-se pela constante mobilização dos recursos disponíveis na organização, em busca de competências diferenciadoras a serem aplicadas e trabalhadas. Como fundamentação teórica, adotaram-se os trabalhos de Freire (1985), Chiavenato (2004), Drucker (1984), Vigotsky (1984), assim como documentos internos do CPJN, bem como etnográfica e observatória. Assim, o objetivo geral foi avaliar os benefícios que o Sistema de Gestão da Qualidade proporciona ao Colégio Padre José Nilson, de Fortaleza, Ceará, em suas ações cotidianas no que tange a sua sustentabilidade. Situada no bairro Mucuripe, na grande Fortaleza – Ceará, a escola é católica e voltada para uma educação cristã. Atua nos níveis da Educação Infantil ao Pré-vestibular da educação básica, na forma da legislação em vigor, com base nos princípios éticos e morais, cívicos e religiosos, cultivados pelos que professam a doutrina católica. O tipo de estudo foi o descritivo e estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa. O universo esteve composto por 196 funcionários, tendo como população os gestores de cada setor, ou seja, o diretor da escola, os supervisores, os coordenadores, o secretário escolar, os gestores dos setores, a bibliotecária e alguns funcionários administrativos, totalizando 49 pessoas ou 25% do universo; assim como a amostra corresponde a 60% da população, totalizando 30 pessoas, estando contidas nesta: os gestores, supervisores, coordenadores e uma representatividade dos funcionários administrativos de cada setor. Os resultados amostraram que o conhecimento dos participantes com relação ao SGQ desenvolvido chegou a 76,7% pessoas, o restante não conhece nem acredita na sua necessidade em uma instituição de ensino. Com isso, chega-se à conclusão que o SGQ trouxe grandes possibilidades ao Colégio, mas este ainda está se adequando aos seus processos, assim como, os colaboradores estão aprendendo a usar os documentos criados, e os processos e monitoramento das ações contidas no painel de indicadores.