DIÁLOGOS PERTINENTES À ESCOLA: EDUCAÇÃO, GESTÃO E ENSINO

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  • Rosângela Couras Del Vecchio
Palavras-chave: Educação, História e Sociedade Colonial

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de realizar uma breve retrospectiva sobre a História da Educação Brasileira no Período Colonial, tendo em vista as suas variadas concepções de ensino, a formação e a atuação dos professores e a forte atuação da Igreja Católica ao longo desse tempo. A princípio será apresentado um breve histórico da introdução da educação desde a chegada dos jesuítas, liderados pelo padre Manuel da Nóbrega, que em pouco tempo em terras brasileiras, colocaram para funcionar uma escola de ler e escrever, até a promulgação da Constituição de 1824, a qual assegurava o direito de educação para todos. Serão apresentadas também várias concepções de ensino e seus conflitos, bem como a influência de religiosos e outros países na construção do nosso processo de educação. Acredita-se ser de grande relevância para a formação do docente compreender a trajetória da educação brasileira, uma vez que são profissionais ligados diretamente ao sistema de ensino. Com esse artigo espera-se contribuir para um melhor entendimento sobre como foi o início da educação no Brasil.

Publicado
2020-06-15
Seção
Livro