A VERDADEIRA REFORMA TRIBUTÁRIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A GESTÃO DO "CONDOMÍNIO BRASIL" EM 2026

  • Álvaro Pereira da Costa Faculdade SENAC CE
  • Jaime Martins de Sousa Neto Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Nordeste – FACINE
  • Francisco Danilo Amaral Ramalho Docente da Faculdade SENAC https://orcid.org/0009-0005-0417-0511
Palavras-chave: Reforma Tributária 2026. IVA Dual. Reforma Administrativa. Condomínio Brasil. Eficiência do Gasto Público. Justiça Fiscal.

Resumo

Este artigo analisa criticamente a implementação da reforma tributária brasileira em janeiro de 2026, com foco na transição para o modelo de IVA Dual (IBS e CBS). Através da analogia do "Condomínio Brasil", o texto confronta o avanço técnico na simplificação da arrecadação ("entrada de caixa") com a persistente negligência em relação à reforma administrativa e à eficiência dos gastos públicos ("saída de caixa"). Realiza-se um estudo comparativo entre a estrutura tributária brasileira e a de democracias consolidadas (EUA, Japão, Austrália, Canadá e Suíça), evidenciando o anacronismo da alta tributação sobre o consumo no Brasil em contraste com a tributação sobre a renda e o patrimônio praticada pela OCDE. O artigo conclui que, sem uma contrapartida de austeridade e modernização da máquina estatal, a reforma iniciada em 2026 corre o risco de ser um mecanismo de transferência de carga sem justiça fiscal, reforçando a necessidade de um compliance cidadão e de uma gestão pública orientada por resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro Pereira da Costa, Faculdade SENAC CE

Graduação em Ciências Contábeis  (UNIFAI), Especialista em Finanças Corporativas (IBMEC), e Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral). Mestre em Administração de Empresas (PUC-MG), Experiência em Gestão Empresarial, Auditoria, Consultoria e operações nas áreas de Finanças, Controladoria e Administrativa.

Jaime Martins de Sousa Neto, Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Nordeste – FACINE

Doutorado em Zootecnia. Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia, Universidade Federal do Ceará 

Francisco Danilo Amaral Ramalho, Docente da Faculdade SENAC

Mestrado profissional em Gestão de Negócios Turísticos - Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Publicado
2026-02-20