CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA NA GESTÃO FISCAL: UMA FORMA DE FINANCIAMENTO DAS OBRAS PÚBLICAS DE GRANDE VULTO

  • Aline Duarte Moraes Castelo
  • Joelma Leite Castelo
  • Samuel Leite Castelo
  • Vitor Gonçalves Pinho
Palavras-chave: Contribuição de melhoria; Gestão fiscal responsável; Lei de Responsabilidade Fiscal; Competência tributária; Equilíbrio das contas públicas; Copa do Mundo de 2014; Administração estadual.

Resumo

O presente artigo analisa a instituição e cobrança da contribuição de melhoria enquanto medida necessária ao exercício da gestão fiscal responsável, com base no art. 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Foi efetuada pesquisa junto a material bibliográfico, normas e jurisprudência, abordando os aspectos legais, principiológicos e financistas que legitimam a arrecadação do tributo. Considerou-se que o Estado detentor da respectiva competência tributária não adota, a contento, a sistemática de cobrança da contribuição de melhoria, arcando sozinho com ônus da obra realizada, afetando destarte o equilíbrio das contas públicas. Em face da atual efervescência de obras públicas de grande porte no Ceará muitas das quais voltadas para a Copa do Mundo de 2014, propõe-se que o pressuposto aqui defendido fosse aplicado pela Administração estadual, com vistas à recomposição do tesouro público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Duarte Moraes Castelo

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade Ateneu. Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora da Faculdade Ateneu

Joelma Leite Castelo

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Mestre em Controladoria pela UFC. Especialista em Controladoria pela UFC. Professora Universitária.

Samuel Leite Castelo

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Mestre em Administração de  Empresas pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Barcelona. Professor Efetivo da UECE e Analista de Planejamento e Orçamento.

Vitor Gonçalves Pinho

Graduado em Ciências Contábeis. Especialista em Auditoria Governamental. Especialista em Administração Pública. Analista de Controle Externo do TCE-CE

Publicado
2026-02-03