OTIMIZANDO UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS: UM ESTUDO COM ATIVOS DO IBOVESPA NO PERÍODO DE 2009 A 2011

  • Marcos Roberto Gois de Oliveira
  • Karina da Silva Carvalho
  • Francisco Vicente Sales Melo
Palavras-chave: Risco; Otimização; IBOVESPA

Resumo

Markowitz (1952) inseriu no âmbito financeiro as bases para criação de carteiras diversificadas no intuito de maximizar o retorno para um dado nível de risco e minimizar o risco para um determinado nível de retorno. Com base nesta teoria, o objetivo deste artigo foi otimizar a relação retorno/risco de uma carteira formada por ativos que participaram do Índice Bovespa nas suas oito últimas alterações no período de 2009 a 2011. Para tanto, fez se um levantamento das empresas que estiveram presentes em todas as carteiras neste intervalo por meio do website oficial da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, chegando-se a um total de 49 companhias. Os resultados indicam que a carteira com melhor relação retorno/risco foi formada a partir de empresas que não possuem grande participação na composição do Índice Bovespa de maio a agosto de 2011. Além disso, verificou-se que das 49 companhias que poderiam ser escolhidas para compor o portfólio eficiente, apenas 11 foram selecionadas. Comparando-se o resultado da otimização com os retornos de outros índices, conclui-se que continua sendo mais vantajoso investir na carteira otimizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Gois de Oliveira

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Karina da Silva Carvalho

Mestranda em Administração pelo PROPAD/UFPE e Graduada em Administração pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. karina.carvalhoadm@gmail.com Carolina Magda da Silva Roma Mestranda em Administração pelo PROPAD/UFPE e Graduada em Administração pela Faculdade Metropolitana de Manaus.

Francisco Vicente Sales Melo

Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE, Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE e em Administração e Controladoria pelo PPAC/UFC, é Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Atualmente é professor e pesquisador da Faculdade Ateneu (FATE).

Publicado
2026-02-03