A INADIMPLÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DETERMINANTES DA CAPACIDADE PAGADORA DE ESTUDANTES
Resumo
Estamos vivendo na era da competitividade, com efeito cabe aos indivíduos desenvolverem suas capacidades cognitivas e competências para disputarem as oportunidades do mercado. A procura pelo ensino superior tem sido uma das formas de ascensão profissional. Neste contexto, a nova Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Brasileira proporcionou a democratização do ensino superior. Mas o acesso à educação gratuita não é para todos, gerando assim uma elevada demanda e consequentemente o risco de inadimplência para as instituições privadas de ensino. O objetivo deste artigo é analisar os fatores que determinam a capacidade pagadora de mensalidade de estudantes do ensino superior. Foram coletados dados de 179 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) na Grande Fortaleza - Ceará. Sete variáveis foram analisadas e divididas em dois grupos: acadêmicas (origem acadêmica do aluno, o seu rendimento acadêmico recente e a frequência em sala de aula) e não acadêmicas (gênero, ocupação profissional, a cidade onde o aluno reside e o estado civil). As inferências estatísticas utilizadas foram regressão logística e análise discriminante. Os resultados demonstram que a assiduidade e o desempenho acadêmico foram as variáveis que previram a probabilidade de identificar a capacidade pagadora dos estudantes.