O IMPACTO DAS RESTRIÇÕES PARA REGISTRO DOS ATIVOS INTANGIVEIS NA DIFERENÇA ENTRE O VALOR DE MERCADO E O VALOR CONTABIL: UM ESTUDO EMPIRICO EM COMBINAÇÃO DE NEGOCIO NO SEGMENTO ALIMENTICIO

  • Walther Bottaro de Lima Casto
Palavras-chave: Ativos intangíveis, Combinações de negócio e Grau de intangibilidade

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo estudar o impacto dos ativos intangíveis no valor de mercado de uma empresa do setor alimentício após uma combinação de negócios, momento este em que os ativos intangíveis identificáveis foram avaliados a valor justo, o que possibilita a comparação do impacto desses ativos na diferença entre o valor de mercado e o valor contábil. Deseja-se verificar que a ausência dos intangíveis impacta de forma significativa a diferença entre o valor patrimonial e o valor de mercado das empresas. No intuito de estudar essa diferença foi calculado o Grau de Intangibilidade da empresa, antes e depois do ajuste dos ativos intangíveis não registrados no patrimônio líquido. O Grau de intangibilidade representa que na visão do mercado a Empresa vale mais de 14 vezes o seu valor contábil, diferença esta muito representativa. Quando considerado valor divulgado das marcas e patentes, não registrados, o grau de intangibilidade reduziu para 1,81, o que demonstra que a ausência do registro das marcas e patentes afetou de forma substancial o valor contábil da empresa, e se fosse considerado no balanço patrimonial, o valor contábil estaria bem mais próximo do valor de mercado da empresa, fornecendo informações mais relevantes ao investidor. Como resultado desta pesquisa conclui-se que o registro dos ativos intangíveis identificáveis, no caso marcas e patentes, trariam maior uniformidade dos números das demonstrações financeiras em relação à percepção do mercado e traria maior relevância às informações contábeis para os usuários.

Publicado
2022-06-01