Gestão da Qualidade nas Organizações: Interseções das estratégias de motivação com os resultados institucionais orientados às finanças

  • Gustavo Pucci Schaumann
Palavras-chave: Organizações. Gestão da Qualidade, Individualidade. Resultados institucionais, Monitoria. Finanças empresariais

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo uma abordagem da gestão da qualidade total e suas implicações para o indivíduo trabalhador e a compreensão dos líderes organizacionais acerca dos resultados institucionais. Com base nos fundamentos teóricos de Peter Drucker da Escola Neoclássica da Administração, de Edgar Schein da Psicologia Organizacional e Gitman e Madura das Finanças Empresariais são apresentadas possibilidades de compreensão diversa acerca da participação dos indivíduos numa organização que aplica a gestão da qualidade total e suas relações com a monitoria com foco nos resultados financeiros. A cultura da qualidade e os vínculos que se estabelecem entre indivíduo e a organização, seu discurso como prática organizacional e a auto-realização do indivíduo pela via do trabalho declaram o interesse desse modelo de gestão por um indivíduo participador dos processos de desenvolvimento da organização com vocação para priorizar os resultados financeiros. Os estudos de aferição dos resultados financeiros legitimam essas estratégias organizacionais. A pesquisa sobre a gestão da qualidade e as interseções das estratégias de motivação com os resultados institucionais poderá ampliar o debate sobre a importância das estruturas de monitoria das organizações.

Publicado
2022-06-01