UM ESTUDO SOBRE AS COMPETÊNCIAS REQUERIDAS E PRIORIZADAS PARA A ATUAÇÃO DO CONTADOR GERENCIAL NA PERCEPÇÃO DOS PÓSGRADUANDOS NA ÁREA GERENCIAL
Resumo
Para o profissional contábil atuar no mercado de trabalho, esse deve demonstrar a sua competência, que requer um nível adequado de conhecimento, habilidades e atitudes, além dos valores éticos. A discussão de competência no âmbito da atuação do profissional contábil enfatiza a capacidade de este desempenhar um papel, obedecendo a um determinado padrão de referência que envolve possuir o conhecimento e a qualificação profissional requerida para um contador (IFAC, 2010). O objetivo do presente estudo foi verificar quais são as competências essenciais requeridas para a atuação do contador gerencial. A presente pesquisa foi fundamentada no estudo realizado por Cardoso, Riccio e Albuquerque (2009). O procedimento adotado foi o método survey, com a aplicação de um questionário, sendo a amostra da pesquisa composta de 123 alunos de 6 cursos de pós-graduação na área de Gestão de Negócios. A abordagem deste estudo é quantitativa, os dados obtidos foram analisados de acordo com o método de análise fatorial, que permitiu analisar a estrutura das inter-relações (correlações) entre as variáveis. Verificou-se que as competências requeridas do contador gerencial identificadas evidenciam quatro diferentes dimensões: Competências Comportamentais; Competências Técnicas; Competências de Comunicação e Interpessoais e
Competências de Domínio Tecnológico e Postura Profissional. Dessas, a competência comportamental aparece como o principal grupo de competências requeridas para a atuação do contador gerencial, na percepção dos pós-graduandos na área de negócios.