BALANÇO SOCIAL – UMA ANÁLISE NAS MAIORES EMPRESAS DO ESTADO DO PARANÁ

  • administrador administrador
  • Guilherme Teodoro Garbrecht
  • Eric Augusto Silveira
  • Joceli Maria Belin
  • Viviane Maria Silva
Palavras-chave: Balanço Social, Informações Socioeconômicas, Divulgação

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo geral verificar quais as práticas de divulgação socioeconômicas das maiores empresas do Estado do Paraná no que se refere à apresentação do Balanço Social (BS). O Balanço Social busca evidenciar a responsabilidade social assumida pela empresa, a forma como se relaciona com seus funcionários e sua relação com o meio ambiente. Para a realização da pesquisa foi utilizado o método indutivo e abordagem quantitativa, com um universo das 100 maiores empresas do Paraná divulgadas pela Revista  Amanhã em sua edição de 2011, obtendo um total de 23 empresas que elaboram e divulgam o BS, destas, somente 11 empresas divulgam informações quantitativas e foram utilizadas como  Amostra final. Por meio dos dados analisados, conclui-se que as empresas investem mais em Indicadores Sociais Internos, que são benefícios concedidos aos seus funcionários, sendo que  os itens mais relevantes deste indicador são a Folha de Pagamento e os Encargos Sociais Compulsórios, que não podem ser considerados como benefícios concedidos, mas sim, como uma contraprestação do serviço prestado pelos colaboradores. Nos Indicadores Sociais Externos, o investimento concentra-se em Tributos, excluídos os Encargos Sociais Compulsórios, sem investimentos relevantes em Educação, Cultura e demais benefícios à
sociedade.

Publicado
2022-06-08