UM ESTUDO DO CONSUMIDOR DO DISTRITO FEDERAL SOB A ÓTICA DO AMBIENTALISMO
Resumo
O desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing ambiental depende fundamentalmente de uma melhor compreensão da relação entre ambientalismo e a cultura de consumo. Críticas à cultura do consumo, baseadas em parte em Schudson (1991), Canclini (1997), Campbell (2001), e Baudrillard (2003), proporcionam um quadro referencial teórico capaz de identificar distintas dimensões do ambientalismo. A partir da estrutura analítica de Schudson (1991), que examina sistematicamente argumentos contrários à cultura de consumo associados a diferentes conjuntos de valores sociais,desenvolve-se estudo do consumidor do Distrito Federal, por meio do qual se constrói um quadro com diferentes perfis do consumidor ambientalmente responsável. O estudo tem por base a aplicação conjunta de dois tipos de pesquisas. Na primeira etapa, foi realizado um estudo qualitativo, com entrevistas em profundidade, com participantes de uma amostra não aleatória de consumidores do Distrito Federal. Na segunda etapa, realizou-se um estudo quantitativo – uma survey junto a consumidores do DF. Abordagens diferentes de marketing são confrontadas com os diferentes perfis traçados. Conclui-se que as técnicas de marketing ambiental consideradas sob uma visão holística representam um arsenal capaz de incorporar a essência da relação entre os problemas ambientais e os valores associados à cultura do consumo.