A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E A CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO NA EMPRESA HAPLIFE

  • Mirele Cavalcante da Silva
  • Iana Larissa Miranda Silva
  • Debora Braga
Palavras-chave: Criação de Valor Compartilhado, Estratégia, Responsabilidade Social Empresarial, Saúde

Resumo

Este artigo trata da relação entre o modelo Responsabilidade Social Corporativa (RSE) de Porter e Kramer (2006) e o modelo de Criação de Valor Compartilhado de Porter e Kramer (2011). O objetivo do artigo é identificar as ações de criação de valor compartilhado aplicados pela empresa HAPLIFE na sociedade em que atua. A pesquisa configura-se como estudo de caso, com estratégia para atender os objetivos a pesquisa exploratória e descritiva, sendo de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio da plataforma online Survey Monkey e sua análise foram feitas por meio de análise de conteúdo, tendo como base o modelo CVC com os seus respectivos níveis. A análise dos dados de 34 respondentes permitiu evidenciar que a empresa realiza ações pertinentes principalmente as níveis 1, reconcebendo produtos e mercados e nível 3 permitindo o desenvolvimento de cluster, com foco nas questões sociais importantes para sociedade, com baixo impacto na competitividade da empresa em longo prazo, porém a abrangência das ações do modelos deve se estender no que tange o nível 2 redefinindo a produtividade da cadeia de valor.

Publicado
2022-06-21