STARTUPS E OS FATORES NECESSÁRIOS PARA A DIFUSÃO DA INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE EMPRESAS NO DF

  • Nathália Borges Mustefaga
  • Antonio N. Junior
  • Roberto Ellery
Palavras-chave: Inovação, Startups, Difusão, Incubadora, Empresas Graduadas, Empresas Não Incubadas

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os aspectos que são preponderantes na difusão da inovação nas startups do DF, verificando o impacto, as principais parcerias estabelecidas e as barreiras encontradas para propagação da inovação. Além disso, visou-se estabelecer uma comparação, desses aspectos, entre empresas graduadas que passaram pelo processo de incubação e empresas que nunca participaram de uma incubadora. Inicialmente é apresentada uma síntese da inovação, sua trajetória e os principais aspectos relacionados com o tema, depois é exposto o modelo de startups, seguido da proposta das incubadoras e como elas se inserem no contexto brasileiro. A metodologia se caracteriza por ser quantitativa descritiva, utilizando a técnica de levantamento Survey. Durante a pesquisa foram enviados questionários, modelo adaptado da PINTEC, à essas empresas, por meio de e-mails, obtendo resposta de 12 empresas graduadas e 10 empresas não incubada, totalizando 22 questionários respondidos. Nos resultados verificou-se que as empresas não incubadas possuem um maior alcance e grau de novidade comparado as graduadas. Foi constatado que as empresas  graduadas por uma incubadora, de modo geral tiverem mais impacto em suas inovações e tiveram mais cooperação, atribuindo maior importância aos parceiros do que as não incubadas. Além disso, a pesquisa mostra que as empresas graduadas utilizaram mais dos incentivos e financiamentos provenientes do governo, porém, essas startups tiveram mais barreiras que afetaram o lançamento e a difusão da inovação no mercado. De modo geral, as incubadoras se mostraram indiferentes para o crescimento e para a propagação da inovação. Por fim, são feitas recomendações, contribuições e limitações encontradas no estudo, além da constatação de que as inovações das empresas não incubadas possuem maior difusão.

Publicado
2022-06-22