FATORES INTERVENIENTES NOS NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DE ACADÊMICOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO
Resumo
Considerando o contexto vigente, marcado por uma crise de ordem econômica e financeira, percebe-se a necessidade de as pessoas serem alfabetizadas financeiramente. Diante disso, é crescente o número de estudos voltados a investigação desta temática, tendo como principal propósito contribuir para o direcionamento das estratégias interventivas. Este é o caso do presente estudo, desenvolvido com o objetivo de reconhecer os fatores intervenientes nos níveis de alfabetização financeira entre graduandos em processo de formação. Para isso, foi promovida uma pesquisa básica, teórico-empírica, quantitativa, descritiva e indutiva, aplicando um levantamento por meio de um questionário que foi analisado posteriormente pela técnica de estatística descritiva. Quanto aos resultados, evidenciou-se que os índices atingidos pelos graduandos foram relativamente baixos, sofrendo influência da limitação nas atitudes e conhecimentos apresentados. Além disso, houve o impacto de fatores demográficos como gênero, idade, estado civil e presença de dependentes. Contudo, em decorrência dos comportamentos serem favoráveis, grande parte da amostra era alfabetizada, aspecto que também foi influenciado positivamente pela ocupação dos graduandos e contato com finanças. A fim de ampliar a abordagem, sugere-se que futuras pesquisas explorem mais as opções metodológicas existentes, além de promoverem um comparativo entre cursos com distintos contatos e realizarem propostas de caráter interventivo. Com isso, torna-se possível oferecer um suporte às medidas voltadas à inclusão financeira, trazendo impactos positivos em todos os âmbitos para uma vida economicamente equilibrada.