AUTOEFICÁCIA, ATITUDE E PAIXÃO EMPREENDEDORA: O CASO DOS CONTADORES POTIGUARES
Resumo
Pesquisas sobre empreendedorismo demonstram as intenções dos indivíduos em ter seu próprio empreendimento, mas pouco avaliam o contexto após a criação da empresa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é verificar se a autoeficácia e a paixão empreendedora contribuem para o empresário apresentar atitudes empreendedoras após o início do seu negócio. A classe contábil foi selecionada pela importância dos profissionais no contexto das outras empresas, municiando-as com informações para tomada de decisão. Assim, para atender este objetivo foram aplicados questionários com 69 contadores empresários do Rio Grande do Norte, os dados foram tratados por métodos de estatística descritiva com uso do software SPSS® IBM® e as relações com a utilização de análise da modelagem de equações estruturais com o uso da técnica Partial Least Square (PLS). Como principais resultados, a autoeficácia e a paixão empreendedora antecedem a atitude empreendedora em negócios em desenvolvimento.