ENSINO-APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO: UMA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA

  • Larissa Fagundes
  • Zilton Bartolomeu Martins
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Motivação, Alunos, Ciências Contábeis

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina acerca dos processos de ensino-aprendizagem e motivação. A metodologia utilizada quanto à abordagem, é quantitativa, segundo os objetivos, é descritiva e conforme os procedimentos, é uma pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo 50 (cinquenta) questões fechadas, baseado nos estudos de Lacerda, Reis e Santos (2008), Werlang, Bianchi e Vendruscolo (2015), Pavione, Avelino e Francisco (2016) e Silva, Melo e Delfino (2017), aplicado por meio eletrônico no período entre 17 de março e 23 de abril de 2020 e validado por três professores da área. A população foi composta de 101 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina, matriculados em 2020/1 e a amostra totalizou 54 respondentes, que corresponde a 53,47% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do Google formulários® e a técnica de análise utilizada foi a estatística descritiva, segundo a distribuição de frequência relativa. Como principais resultados, a pesquisa apresenta que grande parte dos alunos possui motivação na forma de aprender. Além do exposto, os discentes concordam, em sua grande maioria, que os docentes esclarecem suas dúvidas, facilitando assim, o aprendizado. Verificou-setambém que os fatores que mais se destacaram no processo de ensino-aprendizagem foram o nível de exigência em provas condizente com o que foi ministrado em aula, ordem de apresentação dos conteúdos e boa relação com o professor. 

Publicado
2022-07-06