REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL, QUAL A NOVA ESTRUTURA PARA AS CADEIAS PRODUTIVAS?

  • Wilson Almeida
  • Yong Wang
Palavras-chave: Direito do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Reforma, Trabalhista, Competitividade e investimento externo

Resumo

Este artigo tem como objetivo ampliar a discussão sobre a reforma trabalhista que está na pauta do Congresso Nacional no Brasil. O mundo do século 21 questiona se é mais importante ter um emprego em condições simples ou não ter nenhum emprego. Este não deve ser o problema. O trabalho decente que proporcione ao trabalhador a reprodução qualitativa do conhecimento humano para as gerações futuras deve ser o ponto.

De um lado, existe a necessidade de manutenção do Estado de Direito, do outro, a crise econômica dos negócios. A flexibilidade, de forma responsável e não abusiva, mostra-se como um meio possível de compilar esse conflito. Muitas crises transformaram a economia mundial. Como resultado dessas transformações, o paradigma buscado agora é um modelo de direito do trabalho aberto a mudanças, que se adapte à nova conjuntura econômica mundial e à demanda de cada empresa, ou seja, um modelo com regras um pouco mais flexíveis.

Publicado
2022-07-14