TEORIA DO PROSPECTO: COMO SE COMPORTAM OS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À PERDA E EXPOSIÇÃO AO RISCO?
Resumo
As bases das teorias de finanças vêm sofrendo modificações por meio da realização de estudos que consideram aspectos irracionais e emocionais no processo de tomada de decisão. Nesse
viés de pesquisa Kahneman e Tversky (1979) propuseram a Teoria do Prospecto, cujo argumento central está relacionado à influência de efeitos, como certeza, reflexo e isolamento, no processo decisório dos agentes. Com base nos efeitos propostos pelo estudo dos autores, o presente estudo objetivou compreender o comportamento de estudantes Administração de uma
Instituição de Ensino Superior (IES) em situações que envolvem a tomada de decisão e exposição ao risco. Assim, por meio de uma pesquisa Survey, foram aplicados 135 questionários aos discentes e os dados foram tratados por meio de estatística descritiva e de um teste não paramétrico (Qui-Quadrado). Os resultados, de forma semelhante aos achados de Kahneman e Tversky (1979), confirmaram a presença das três heurísticas (certeza, reflexo e ilusão) na resposta dos alunos participantes da pesquisa. Além disso, o teste Qui-Quadrado evidenciou que os respondentes do gênero feminino e masculino apresentaram diferenças entre os grupos, sendo os homens mais propensos às situações de risco.