TEORIA DO PROSPECTO: COMO SE COMPORTAM OS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À PERDA E EXPOSIÇÃO AO RISCO?

  • Mateus Lorenzet
  • Pâmela Amado Tristão
Palavras-chave: Processo Decisório, Teoria do Prospecto, Efeito Certeza, Efeito Reflexo, Efeito Isolamento

Resumo

As bases das teorias de finanças vêm sofrendo modificações por meio da realização de estudos que consideram aspectos irracionais e emocionais no processo de tomada de decisão. Nesse
viés de pesquisa Kahneman e Tversky (1979) propuseram a Teoria do Prospecto, cujo argumento central está relacionado à influência de efeitos, como certeza, reflexo e isolamento, no processo decisório dos agentes. Com base nos efeitos propostos pelo estudo dos autores, o presente estudo objetivou compreender o comportamento de estudantes Administração de uma
Instituição de Ensino Superior (IES) em situações que envolvem a tomada de decisão e exposição ao risco. Assim, por meio de uma pesquisa Survey, foram aplicados 135 questionários aos discentes e os dados foram tratados por meio de estatística descritiva e de um teste não paramétrico (Qui-Quadrado). Os resultados, de forma semelhante aos achados de Kahneman e Tversky (1979), confirmaram a presença das três heurísticas (certeza, reflexo e ilusão) na resposta dos alunos participantes da pesquisa. Além disso, o teste Qui-Quadrado evidenciou que os respondentes do gênero feminino e masculino apresentaram diferenças entre os grupos, sendo os homens mais propensos às situações de risco.

Publicado
2022-07-14