O ENSINO DE CONTROLADORIA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOB A ÓTICA DOCENTE

  • Silvio Paula Ribeiro
  • Raquel da Silva Rodeigues
  • Mariani Rios Lima
Palavras-chave: Ensino Superior, Ciências Contábeis, Controladoria

Resumo

Este artigo objetivou confirmar, na ótica dos docentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do interior do estado de São Paulo, quais são os principais tópicos da ementa a serem ministrados na disciplina Controladoria. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e exploratória, com abordagem bibliográfica, e a coleta de dados realizou-se por meio de questionários enviados por e-mail às Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso na referida região. Para compor o texto foram resgatados a história, a base conceitual, as funções da controladoria no processo de gestão, o papel do controller, o mercado de trabalho e o processo histórico do ensino em contabilidade, itens que perpassam a disciplina Controladoria no Brasil. Por meio do estudo, foi possível identificar a necessidade de alguns elementos do perfil do profissional da área de controladoria, entre eles um caráter multidisciplinar, a necessidade constante de uma visão sistêmica do negócio e um processo de comunicação eficaz, decorrente da necessária interação com os demais setores da empresa. Os tópicos da ementa a ser ministrada configurou-se pelo conceito da visão sistêmica da empresa, gestão, sistemas de informações, controle, controladoria, CMS/ ABM/ ABC, GECON. Por fim, outras sugestões a serem observadas na elaboração do conteúdo da disciplina Controladoria, de acordo com os entrevistados, foram: métodos de custeio, custo de qualidade, técnicas de análise, sistemas de avaliação de desempenho como balanced scorecard e exemplos práticos da área de controladoria na gestão das empresas. 

Publicado
2022-08-18