ECONOMIA COLABORATIVA: UM ESTUDO SOBRE AS MARCAS CLIENTES DA ENDOSSA
Resumo
Buscou-se neste trabalho analisar os fatores que motivam as empresas a adotarem o serviço de compartilhamento da loja Endossa. Para realizar este estudo, houve uma revisão teórica composta por temas que ligam à economia colaborativa, além disso, a metodologia é descritiva quantitativa, em que o instrumento de pesquisa foi baseado nos resultados de Pizzol (2015). A amostra conta com 23 empresas-cliente da loja colaborativa, a partir das respostas, foram utilizadas técnicas de estatística descritiva para analisar os resultados. Dentre as sete dimensões de consumo colaborativo (economia de custos, conveniência, crença no bem comum, identidade social, confiança, riscos e intenção de uso), duas se mostraram mais relevantes e com mais poder de influência, que são economia de custos e crença no bem comum. Sugere-se que, nos estudos futuros, sejam abrangidas mais empresas de compartilhamento, de diversos setores, objetivando aumentar a amplitude e aplicabilidade dos resultados.