Atributos do Conselho de Administração e Disclosure de Informações sobre Responsabilidade Social Corporativa: Uma evidência nas empresas dos setores de Consumo Cíclico e não Cíclico da B3.
Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar a ocorrência de influência das características do Conselho de Administração (CA) no disclosure de informações sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em seus âmbitos ambientais e sociais. Como amostra têm-se 36 empresas listadas na Brasil Bolsa Balcão – B3, pertencentes aos setores de Consumo Cíclico e não Cíclico, que divulgaram informações não financeiras em seus websites. Os atributos do CA avaliados foram: tamanho, independência, diversidade de gênero e atividade. Para coleta de dados acerca das informações sobre RSC fez-se uso da técnica de análise de conteúdo através de um protocolo adaptado das diretrizes Global Reporting Initiative - GRI G4. Metodologicamente, trata-se de uma investigação descritiva, transversal, quali-quantitativa. Os principais resultados evidenciam : (i) o nível de disclosure de informação sobre RSC dos setores de consumo cíclico e não cíclico foram, respectivamente: 0,55 (moderada divulgação) e 0,77 (alta divulgação); (ii) considerando os atributos do CA, o setor não cíclico apresenta o menor nível de diversidade de gênero, de acordo com índice de Blau; (iii) tamanho e independência são melhores representados no setor não cíclico e; (iv) as hipóteses levantadas nesta investigação, concernentes à existência de relação estatística significativa e positiva dos atributos do CA com o nível de disclosure de informações sobre RSC, foram refutadas.