A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

  • Lúcio de Souza Machado Universidade Federal de Goiás
  • Erasmo Rodrigues Menezes Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial; Pandemia; COVID-19; Percepção discente.

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a percepção dos discentes dos cursos de graduação de Ciências Contábeis de diferentes instituições de ensino acerca do Ensino Remoto Emergencial. Para isso, foram analisados 6 artigos publicados em revistas, periódicos e repositórios digitais, no período de março de 2020 a agosto de 2021. Quanto aos métodos e técnicas de pesquisa foi feita uma análise descritiva da amostra, de natureza qualitativa e utilizando estratégias de análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos estudantes possui preferência pelo ensino presencial, mas consideram o ensino online como sendo a melhor alternativa tendo em vista o atual cenário pandêmico. Na percepção dos discentes, fatores como dificuldades econômicas, ambiente impróprio para os estudos, dificuldades de acesso às aulas, e a inexperiência dos professores com o ensino online contribuem para que o Ensino Remoto Emergencial possua menos qualidade em comparação ao ensino presencial tradicional. Apesar de todas as dificuldades, o ensino remoto aproximou os alunos de novas tecnologias e possibilidades metodológicas, despertando o interesse por um modelo de ensino híbrido, unindo o formato das aulas presenciais com as ferramentas e facilidades do ensino online. Por fim, diante dos resultados obtidos, faz-se necessário uma maior comunicação entre professores, gestores universitários e alunos, sendo relevante que as instituições de ensino superior tomem conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante o Ensino Remoto Emergencial, buscando melhorias para o processo de aprendizado virtual.

Biografia do Autor

Erasmo Rodrigues Menezes, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Publicado
2022-10-11