MINHAS FINANÇAS NA PANDEMIA: DETERMINANTES DA PERDA DE SATISFAÇÃO COM AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS
Resumo
Esta pesquisa verificou a situação financeira dos brasileiros após o início da pandemia da COVID-19, sendo analisados o nível de satisfação financeira, a capacidade de gerenciamento financeiro, os níveis de conhecimento, atitude e comportamento financeiros e de impulsividade, e estudados os possíveis determinantes da mudança no nível de satisfação financeira na pandemia. Realizou-se pesquisa survey online, com questionário respondido por 264 indivíduos. Os resultados indicaram que boa parte da amostra viu seu nível de satisfação financeira cair com a pandemia. Os níveis de conhecimento, atitude e comportamento financeiros foram bons, enquanto o nível de impulsividade indicou pequena disposição para tomada de atitudes impensadas. A análise dos determinantes da mudança (redução) no nível de satisfação com as condições financeiras antes e após a pandemia indicou que determinantes significativos são o uso de reservas financeiras, redução na renda, maiores dificuldades em pagar contas em dia, durante a pandemia, e possuir maior conhecimento financeiro, os quais levaram a uma maior redução no nível de satisfação financeira. Por outro lado, a melhor atitude financeira resultou em uma menor perda de satisfação. A redução no nível de satisfação com as finanças desde o início da pandemia pode estar, ainda, atrelado ao isolamento social que ocasionou o fechamento de muitos comércios e indústrias, gerando desemprego, assim como ao atraso ou escassez de políticas governamentais efetivas e ao aumento da inflação, que tem corroído o poder de compra dos brasileiros