EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE OS ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS SPELL
Resumo
A presente pesquisa teve como objetiva apresentar a evolução do perfil dos artigos científicos disponíveis no portal de periódicos Spell, sobre educação financeira. Para tanto, realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e por levantamento, sob à ótica da bibliometria. Foi extraída uma amostra final de 85 publicações, distribuídas entre os anos de 2001 e 2022. Os resultados demonstraram que o número de publicações dos 2018 e 2021, quase 38% das publicações da amostra sobre o tema. No que se refere aos periódicos, encontrou-se a Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC) com maior número de artigos publicados (6). Outro dado levantado na pesquisa é que cerca de 73% dos 85 artigos possuíam 2 ou 3 autores. As principais autoras sobre o tema foram Kelmara Mendes Vieira e Ani Caroline Grigion Potrich com 6 e 5 publicações respectivamente, sendo 4 feitos por meio da rede de coautoria. Inferimos que houve grande interesse na pesquisa sobre educação financeira na área acadêmica, contudo poucos estudos inclinados ao ensino básico e médio, além da carência de pesquisas voltadas a aplicação da educação financeira a um grupo de pessoas e comparação da situação financeira ao longo de um período após o acesso a esse conhecimento.