SEGMENTAÇÃO DE MERCADO POR MEIO DE COORTES: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DO SURGIMENTO DE NOVAS COORTES NO CONSUMO DE AUTOMÓVEIS

  • Francisco Carlos B dos Santos Centro Universitário Alves Faria
  • Tatiana Ferrara Barros Professor da Universidade Nove de Julho
Palavras-chave: Segmentação de mercado, Comportamento do consumidor, Coortes

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o processo de segmentação do mercado automobilístico por meio de coortes. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com gestores de do setor, procurando verificar o grau de conhecimento, sua aplicação no âmbito do setor automotivo, bem com suas percepções sobre o surgimento de novas coortes a partir dos anos de 1990. Por meio da análise dos relatos, observou-se que as empresas automotivas fundamentam suas práticas de segmentação extensivamente a partir do mimetismo, revelando assim uma convergência de todas elas para um mesmo modelo. Estudos de mercado são em grande parte encomendados e enviados da matriz para as subsidiárias brasileiras, o que pode não refletir exatamente o comportamento do consumidor brasileiro. As entrevistas ainda revelaram três novas coortes após 1990, cada uma exibindo hábitos de compra distintos entre si.

Biografia do Autor

Francisco Carlos B dos Santos, Centro Universitário Alves Faria

Francisco Carlos B dos Santos

Professor do Centro Universitário Alves Faria

E-mail: francisco.santos@unialfa.com.br

Tatiana Ferrara Barros, Professor da Universidade Nove de Julho

Tatiana Ferrara Barros

Universidade Nove de Julho

E-mail: tatiana.ferrara@uni9.pro.br

Publicado
2022-12-06