O PERFIL DO CONTADOR E AS MATRIZES CURRICULARES

ANÁLSE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

  • Mylena Ketlen de Oliveira Costa Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • John Pablo Cândido Dantas Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Camilla Araújo Amaral Duarte Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Adriana Martins de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Jocykleber Meireles de Souza Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Contabilidade, Profissional contábil, Matrizes curriculares, Graduação em Ciências Contábeis, Mercado contábil

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a aproximação entre o perfil requerido no mercado de trabalho quanto ao profissional da contabilidade e a formação acadêmica e preparação profissional recebida pelos graduandos dos cursos de Ciências Contábeis. Para tanto, foi realizada a coleta de dados acerca dos requisitos exigidos pelas empresas dos seus colaboradores nos sites de anúncios laborais online Infojobs e Indeed. Posteriormente, coletou-se informações das matrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior (IES) analisadas: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN). Os dados foram organizados e agrupados por similaridade. Infere-se que as empresas procuram profissionais com vasto conhecimento em rotinas trabalhistas, especializados em contabilidade para empresas do ramo de comércio e serviço. A análise das matrizes curriculares indicou que as IES possuem preocupação similar em relação aos aprendizados oferecidos aos discentes. Todavia, o ensino na graduação em contabilidade tem se tornado mais técnico do que o desenvolvimento do parecer crítico e perfil humanístico.

Publicado
2023-06-03