ESTRATÉGIAS EMERGENTES E CAPACIDADE ADAPTATIVA EM CENÁRIOS DE CRISE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O BAR E RESTAURANTE QUINTAL 86

  • Roberto Falcao UNIALFA
  • Andressa Alves UNIALFA
Palavras-chave: Estratégias emergentes, Adaptação, Competitividade, Cenário de crise, Estudo de caso

Resumo

A pandemia do coronavírus (COVID-19) surgiu no final do ano de 2019, chegando ao Brasil, com maior intensidade, no início do ano de 2020, levando à criação e implementação de um conjunto de normas dentre as quais destaca-se o isolamento físico. Em meio a um cenário repentino de mudanças, a maior parte dos setores comerciais teve que adaptar a sua rotina, logística, ambiente de trabalho, consciência ambiental e atendimento às normas de segurança pública para manter-se competitivo no mercado. Muitas organizações, especialmente de pequeno e médio porte (PME), não conseguiram lidar com a situação e encerraram suas atividades. Por outro lado, mesmo escassez de recursos, outras empresas sobreviveram e cresceram durante o período. Neste cenário, o presente estudo tem por objetivo analisar e descrever como o Bar e Restaurante Quintal 86, localizado na cidade de Goiânia/GO, se beneficiou do emprego de estratégias emergentes e de sua capacidade adaptativa, para se destacar no mercado. Por meio de um estudo de caso, esta pesquisa desenvolveu um levantamento documental e um conjunto de entrevista semiestruturada que evidenciam como as estratégias emergentes utilizadas pelo Bar e Restaurante Quintal 86 foram fundamentais para a manutenção econômica e destaque mercadológico, ainda que perante um cenário de profunda crise sanitária, social e econômica. Como principal contribuição, o artigo avança a literatura acadêmica focada em empreendedorismo e gestão de PMEs, jogando luz sobre um tema tão importante – a sobrevivência e a competitividade de PME – e fornecendo evidências práticas sobre o resultado da adaptação estratégica de uma pequena empresa.

Publicado
2023-02-09