MERCADO IMOBILIÁRIO EM PERÍODO PANDÊMICO: UMA ANÁLISE CONJUNTURAL E LOCAL PARA A REGIÃO DE CAMPINAS

Palavras-chave: imobiliário, mudanças, pandemia.

Resumo

Em contrapartida ao que se esperava no período da pandemia, o mercado imobiliário, de forma geral, foi positivamente impactado pelos efeitos das restrições trazidas pela doença. Devido ao confinamento da população, na tentativa de diminuir a transmissão da Covid-19 entre os indivíduos, muitas pessoas se encontraram em ambientes com falta de conforto apropriado, pequenos e estressantes para passar períodos de tempo prolongados. Adicionalmente a condições favoráveis de crédito promovidas pelo governo federal, fomentando o consumo, o mercado de imóveis teve um acréscimo em sua demanda, tanto para novas moradias como reformas das atuais. O trabalho abordou uma gama de indicadores macroeconômicos e a forma como impactaram o setor, apresentou programas sociais de moradias e exemplificou o que foi mencionado com dados de uma empresa atuante no setor de construções (Wings) na cidade de Sumaré, região metropolitana de Campinas. Além de apresentado o modo de operação desta empresa em questão, foi demonstrado alguns resultados de construção e vendas de casas pela mesma. Utilizou-se pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com base em dados da empresa mencionada assim como artigos e indicadores de fundações e órgãos especializados. Os resultados demonstraram que de fato ocorreu um aumento na demanda por novas moradias e serviços especializados no setor como as reformas. Levantou-se alguns motivos como a busca por um maior conforto pelas famílias e aproveitamento de condições favoráveis de financiamento promovida principalmente pela queda dos juros, assim como uma ótima oportunidade para os investidores interessados no setor imobiliário.

Biografia do Autor

Gustavo de Souza Queiroz, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Aviação Civil e Tecnólogo em Administração de aeroportos. Rua Padre Estevão Pernet, 880 – Vila Gomes Cardin; 03315-000    São Paulo, São Paulo, Brasil

Samia M Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe (NUPEC/UFS). Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mayara de Carvalho Puhle, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante da graduação de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possui formação técnica no curso de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio presente no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), de onde atuou, em 2018, como bolsista no Projeto "Internacionalização do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - Uma Abordagem Linguística". Atualmente, participa, como bolsista, do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, o qual é registrado pela UFSM e pelo CNPq, também contribui academicamente ao Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional (NPPDI), sendo igualmente registrado pelas instituições anteriores.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) , doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), graduação em estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (2019) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Foi coordenadora (2011-2013) do Programa de Pós-Graduação em Administração, editora da Revista Sociais e Humanas (2009-2016), editora da Revista Práticas de Administração Pública (2016-2020), editora associada da Brazilian Administration Review(2020) . Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, editora associada da Revista Práticas de Administração Pública , e revisora ad hoc de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças e Administração Pública. As pesquisas em finanças comportamentais tem como principais temas de interesse: alfabetização financeira, atitude ao endividamento, bem-estar financeiro, uso e dívida no cartão de crédito, gerenciamento financeiro, planejamento financeiro para a aposentadoria, cidadania financeira e inadimplência. Em administração pública tem realizado pesquisas em construção e aplicação de instrumentos para avaliação de políticas públicas do ponto de vista do usuário/beneficiário final.

Publicado
2024-01-12