ATIVOS INTANGÍVEIS: LIMITES E POSSIBILIDADES COMO CRITÉRIOS DE ANÁLISES DE INVESTIMENTOS
Resumo
Nota-se que um dos fatores de diferenciação das empresas do mundo globalizado é o reconhecimento de ativos intangíveis como vantagem competitiva em relação a seus concorrentes. Não se foca hoje apenas, naquilo que a contabilidade tradicional reconhece em suas demonstrações, mas também o que muitas vezes não podemos tocar e que tem valores relevantes para a empresa, ou seja, que agregam valor. Diante do exposto sobre ativos intangíveis, é elaborada a seguinte questão de investigação: os ativos intangíveis servem como critérios de análises de investimentos? Será explorado, na literatura, o papel dos ativos intangíveis na decisão para investimentos no âmbito empresarial. O objetivo deste trabalho é analisar se os ativos intangíveis são elementos influenciadores como critério de investimentos. E o delineamento da pesquisa é desenvolvido especificamente por examinar se os ativos intangíveis geram valor agregado e se os mesmos podem gerar competividade no mundo corporativo. Em relação aos objetivos, a pesquisa se classifica como exploratória. No aspecto relativo aos procedimentos se trata de uma pesquisa bibliográfica. Quanto ao tratamento do problema, o trabalho pode ser considerado qualitativo. Após busca incessante para responder à questão proposta, bem como verificar a viabilidade dos objetivos constatou-se que os ativos intangíveis são bastante úteis como critérios para análise de investimentos se os mesmos estiverem sendo complementados com outros critérios de análises. Nessa perspectiva acredita-se que os ativos intangíveis interferem de forma positiva o desempenho econômico da empresa sendo influenciadores, proporcionando diferenciais positivos e competividade para as empresas.