COMPOSIÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS DE COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS AO EXERCÍCIO SOCIAL DE 2021

  • Marcelo Henrique Strong Business School e Unifesp - Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-5940-4267
  • Lucas Oliveira Bezerra Strong Business School
  • Wendell Alves Soares Strong Business School
  • Antonio Saporito Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Palavras-chave: Ativo. Intangível. Propriedade Intelectual. CPC 04. Ativos Humanos.

Resumo

A pesquisa origina-se da necessidade de conciliar o valor contábil ao valor econômico ou de mercado das empresas, sendo um dos principais desafios da contabilidade na elaboração de suas demonstrações. A pesquisa documental faz análises quanto à composição do grupo de contas dos ativos intangíveis de companhias abertas, visando a representatividade dos intangíveis mais expressivos no total do grupo de contas e traz suas particularidades. Utiliza-se de procedimentos da Estatística para inferir com maior precisão sobre a população das companhias abertas brasileiras. Apresenta uma perspectiva jurídica dos intangíveis como propriedade intelectual protegida pelo direito brasileiro e na classe dos contratos de concessão. Traz também observações quanto ao Pronunciamento Técnico CPC 04 (R1) no reconhecimento de ativos intangíveis e apresenta os principais critérios de avaliação existentes. A pesquisa permitiu compreender melhor a realidade do grupo de contas no Brasil, discorrendo das peculiaridades dos negócios empreendidos no país e de seu ambiente regulatório.

Biografia do Autor

Marcelo Henrique, Strong Business School e Unifesp - Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Controladoria e Finanças (2021-2023) pela Universidade Presbiteriana - MACKENZIE, Doutor em Administração de Negócios (2019) pela Escuela Superior de Administracion y Direccion de Empresas - ESEADE, MBA Executivo em Administração de Empresas com ênfase em Gestão (2010) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Mestre em Ciências Contábeis (2008) e Pós Graduado em Avaliações Pericias (2004) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, Bacharel em Ciências Contábeis (2003) pela Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO. Atualmente é Docente da Unifesp, Strong Business School e Unip nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. Revisor de Periódicos sendo: Revista de Evidenciação Contábil & Finanças, Revista Espacio Abierto - Cuaderno Venezolano de Sociología, Revista UNEMAT de Contabilidade, Revista de Gestão e Sociedade, Revista Práticas em Contabilidade e Gestão, Contribuiciones a Las Ciências Sociales. Journal of Economics Finance and Administrative Science. Avaliador e Moderador de Congressos sendo: Congresso de Contabilidade e de Iniciação da USP, Congresso Semead da USP, Congresso de Contabilidade da UFPB e Congresso ANPCONT. Autor de Livro Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem (2015) publicado pela Editora Intersaberes. Fundador da Mrhenrique Assessoria Contábil e Avaliações Periciais Ltda. Atua na área de Administração - ênfase em Ciências Contábeis - principalmente nos seguintes temas: contabilidade, tributário, mercado de capitais, perícia contábil e finanças. 

Lucas Oliveira Bezerra, Strong Business School

Graduado em Ciências Contábeis

Wendell Alves Soares, Strong Business School

Mestre em Governança e Professor Universitário.

Antonio Saporito, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Universidade de São Paulo - FEAUSP (2005), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP(1989) e Graduado em Administração pela (FEAUSP /1978). Atualmente professor associado I da EPPEN - UNIFESP, Campus Osasco, Professor convidado para cursos de MBA da FGV Manegement, avaliador de cursos de graduação cadastrado no sistema e-MEC e consultor adhoc da Revista Contabilidade e Finanças da FEA USP, da Revista Contabilidade Vista e Revista da UFMG, da Revista Brasileira de Gestão de Negócios e da Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C. da UFPR. Consultor de empresas, de treinamento e das Câmaras Brasil Alemanha e Brasil França de comércio. Autor dos Livros Análise e Estrutura das Demonstrações Contábeis (2015) e Contabilidade Geral: Fundamentos e prática do raciocínio contábil (2017), ambos publicados pela Editora Intersaberes. Ex Diretor Acadêmico e Coordenador do curso de Ciências Contábeis de diversas instituições de nível superior. Ex diretor de cursos da Associação Brasileira de Analistas do Mercado de Capitais (ABAMEC, atual APIMEC). Experiência profissional superior a 25 anos dedicados principalmente às áreas de análise de investimento e de crédito, além de consultorias para implantação de sistemas e treinamento.

Publicado
2024-01-12