PROPOSTA DE MODELO DE PROTOCOLO PARA PESQUISA EM MARKETING BASEADA NOS PROTOCOLOS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE

  • Francisco Carlos B dos Santos Professor do Mestrado Profissionalizante em Administração da Universidade Alves Faria (UNIALFA)
  • Tatiana Ferrara Barros Professora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Palavras-chave: Ética; Protocolo de pesquisa; Pesquisa em Marketing.

Resumo

A fim de garantir a ética na pesquisa em marketing, bem como a transparência sobre as etapas adotadas na pesquisa é necessário que o pesquisador elabore um protocolo de pesquisa. O protocolo permite o planejamento detalhado de todas as fases da pesquisa, bem como a submissão a um comitê de ética. Entretanto, nas pesquisas em marketing são utilizados apenas protocolos para pesquisas que utilizam como método o estudo de caso. Independentemente do método escolhido o protocolo pode melhorar a confiabilidade da pesquisa. Nas ciências da saúde o protocolo de pesquisa é utilizado para toda e qualquer estudo. Já na área de marketing não há um protocolo adequado que contemple os itens necessários para o desenvolvimento do estudo. Sendo assim, o presente trabalho propõe um modelo de protocolo de pesquisa para os estudos na área de marketing utilizando como base o protocolo utilizado nas ciências da saúde.

Publicado
2024-01-13