PERCEPÇÃO DOS GESTORES QUANTO AOS CONTROLES INTERNOS APÓS A IMPLANTAÇÃO DA CONTROLADORIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO GOIANA

Palavras-chave: Controle interno; Controladoria; Terceiro Setor; Fundações de apoio.

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é analisar de que maneira a implantação da controladoria, em uma organização do terceiro setor, contribuiu para a melhoria dos controles internos na percepção dos gestores ou membros da governança. Para alcançar esse objetivo foi realizado um estudo de caso em uma fundação de apoio goiana, empregando-se como técnica a entrevista semiestruturadas, depois que o processo foi aprovado por comitê de ética de uma universidade pública. Foram entrevistados quatro gestores, cujas falas foram gravadas, transcritas, organizadas e analisadas, com emprego da técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados destacam a importância estratégica da controladoria na adaptação de ferramentas e normativas específicas para o terceiro setor, como exemplo: Compliance e Check-list. A visão dos gestores sobre os controles internos, com a atuação da controladoria, é sustentada por evidências consistentes de impactos positivos na eficiência, conformidade e transparência. Assim, conclui-se que a controladoria tem um impacto positivo na estrutura dos controles internos, com seus aprimoramentos.

Biografia do Autor

Victoria de Souza da Silva

Graduada em Ciências Contábeis pela UFG.

Publicado
2025-03-28